A era da transformação pós-digital e o seu impacto no mundo dos negócios

Quatro tecnologias conduzirão a próxima onda de inovação e crescimento; sua empresa está pronta para elas?

O uso de tecnologias emergentes para facilitar e melhorar o desempenho das empresas é um tema recorrente e que vem ganhando destaque nas organizações do mundo todo. Executivos de todos os segmentos passaram a utilizar avanços digitais como análise de dados para tomada de decisão, questões ligadas a mobilidademídias sociais e inúmeros outros dispositivos inteligentes incorporados às suas práticas laborais. Entretanto, para muitas empresas ainda, o uso de tecnologias tradicionais como os ERPs para otimização de processos internos, sites responsivos e aplicativos para relacionamentos com clientes, são exemplos tangíveis de Transformação Digital.

Todavia, ainda bem que existem executivos nos quais já evoluíram seus mindsets para as novas dinâmicas do mundo moderno e perceberam a rapidez com que as três novas revoluções (tecnológica, social e informação) passaram a impactar nos comportamentos de consumo. Esta nova realidade vem contribuindo com o desmoronamento de vários modelos de negócio na última década, e por este motivo, as empresas precisam se adaptar às novas Transformações Digitais.

Mas afinal, o que é de fato a tão falada Transformação Digital?

É a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente como você opera e agrega valor aos clientes. É também uma mudança cultural na qual exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, assim como experimentem e se sintam confortáveis com possíveis fracassos e tenham metodologias para correções ágeis.

A Transformação Digital passou a ser imperativa para todos os negócios, desde o pequeno até as grandes corporações. Essa mensagem aparece em alto e bom tom a partir de cada palestra, painel de discussão, artigo, festivais de inovação ou estudo relacionado a como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes à medida que o mundo se torna cada vez mais digital. O que não está claro para muitos líderes empresariais é o que efetivamente significa Transformação Digital. Quando abordo este tema com gestores de empresas, são comuns as dúvidas do que realmente orbita a Transformação Digital.

É apenas uma maneira cativante de dizer que mudou seus sistemas para a nuvem? Quais são as etapas específicas que precisamos seguir? Precisamos criar novos empregos para nos ajudar a criar uma estrutura para a Transformação Digital ou contratar um serviço de consultoria? Quais partes da nossa estratégia de negócios precisam mudar? Isso realmente vale a pena

Alguns líderes, por incrível que pareça, ainda pregam que o próprio termo “Transformação Digital” se tornou tão utilizado e tão amplo, que se tornou uma moda inútil. Você pode não amar o termo. Mas, querendo ou não, os mandamentos de negócio por trás dos prazos de evolução, os desempenhos dos novos modelos operacionais e a sua capacidade de responder a clientes e rivais, não vão a lugar nenhum sem uma implantação cultural da Transformação Digital.

É importante ressaltar também que as organizações de hoje estão em patamares diferentes no caminho para a Transformação Digital. Se você está se sentindo preso em seu trabalho de Transformação Digital, você não está sozinho. Uma das questões mais difíceis na Transformação Digital é como superar os problemas iniciais da cultura empresarial atual para a execução da Transformação Digital. Isso gera angústia e muitas organizações tem o pensamento de que estão muito atrás de seus pares em transformação, quando não necessariamente é esse o caso.

Confira matéria na íntegra: https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2019/08/era-da-transformacao-pos-digital-e-o-seu-impacto-no-mundo-dos-negocios.html